New Novo Cadastro médico Venha para a familia HSD
Vital Lima CRM
Sem Jaleco

Dr. Klayton Ribeiro

Saiba como é sua vida fora do hospital

edição

#1

Publicado há:
conhecendo

Dr. Klayton Ribeiro

“Herói de si mesmo”.

A rotina como oncologista clínico é a grande incentivadora para ele buscar mais qualidade de vida e saúde.

Hoje, Dr. Klayton Ribeiro é triatleta e maratonista e a atividade física está plenamente integrada à sua agenda diária. A dedicação ao esporte é tanta que ele é visto como exemplo de médico que se cuida e isso inspira pacientes, colegas de trabalho, amigos e familiares.

Ele assegura, ainda que a endorfina liberada durante o exercício físico, seja nos treinos ou nas competições, o tem ajudado muito inclusive a reinventar a sua rotina sob o ponto de vista do desenvolvimento de habilidades e tomada de decisões.

“Problemas que me chateavam antes, hoje me chateiam menos ou nem me chateiam. Durante o treino, temos que tomar várias decisões rapidamente e isso ajuda muito no trabalho em momentos de tomada de decisões estressantes, a desenvolver habilidades e a trabalhar nosso cérebro”, completa. Ele lembra que certa vez assistiu a uma reportagem de TV que mostrou o benefício do esporte para grandes CEOs de empresas como facilitador na tomada de decisões e isto comprovou em sua vivência.

Perda de peso

Atleta desde os tempos do colegial, quando praticava Vôlei e Basquetebol, Dr. Klayton Ribeiro sabe bem a importância e os benefícios do esporte. Por isso mesmo se ressentiu por ter parado por um tempo devido à residência médica, que lhe exigiu dedicação exclusiva. Mas os efeitos do sedentarismo logo vieram: chegou a pesar 105 quilos e teve hipertensão arterial como consequência da obesidade. O esporte o ajudou a perder 20 quilos e a não precisar mais tomar medicamento para controlar a pressão arterial.   

“Todos nós precisamos ter no dia a dia o momento de cuidar de si mesmo. E muitas coisas só dependem de nossa decisão.  O que me satisfaz é ser herói de mim mesmo, olhar para o espelho e ver o quanto consegui mudar e isso dependeu só de mim. Claro que tenho o apoio importante e fundamental, como da minha esposa, Angélica; de treinadores, nutricionista e outros profissionais, mas a decisão de mudar partiu de mim e o sucesso veio com o compromisso comigo mesmo aliado à disciplina e à execução, que vai gerar o efeito desejado. Isso serve para tudo: trabalho, rotina e para a vida”, destaca o médico.

Incentivo

Para ele, o esporte é o seu melhor momento de descanso ativo. “Participar do dia da prova, com a minha família me esperando, torcendo em todos os momentos; ouvir pessoas que nem me conhecem gritar meu nome [escrito na camisa] e me incentivar me empolga, me traz uma energia muito boa”, conta, com os olhos brilhando e um largo sorriso de satisfação.

Dr. Klayton lembra que é comum pessoas perguntarem a ele se sua rotina de conciliar trabalho e a vida de atleta não o deixa cansado. Mas sua resposta já é um incentivo: “Pelo contrário, me dá energia. Além de tudo, ser triatleta é a realização de um sonho. Então não me cansa. Me preparo, curto, brinco e celebro tudo. Gosto muito do que faço. O esporte só me traz coisas boas”, assegura o médico.

Outro benefício do esporte para ele é cuidar da saúde. Hoje, Dr. Klayton se consulta regularmente com médicos e toma cuidados simples no dia a dia, como usar protetor solar. Ele afirma, ainda que parece complicado, mas não é, basta incluir o esporte em sua rotina, adequando-a. “Durmo, em média, 6 a 7 horas por dia, tempo que a maioria das pessoas dormem sem fazer o que faço”, observa.

Superação  

Mas claro que tudo não foi de uma hora para outra. Tomada a decisão de se cuidar, a escolha do primeiro esporte foi a corrida e à medida em que foi avançando, foi ampliando sua performance. Como sempre quis ser ironman, teve que superar o medo antigo de nadar no mar. O médico atleta cresceu tanto que hoje participa de grandes competições nacionais e internacionais, como o Ironman Brasil (Florianópolis), Ironman Bariloche e a Maratona de Chicago (42,195km). Só para ter noção do que é ser um ironman basta saber que ele precisa, em uma mesma competição, nadar 3.800km, pedalar 180km e correr 42,195 km.

O esporte está tão presente na vida de Dr. Klayton que até mesmo em férias com a família inclui uma atividade para fazerem juntos entre os passeios. “O esporte contagia a todos. Dentro da minha família teve impactos, pois mostrou o quanto a gente pode se organizar em termos de alimentação, qualidade nutricional e de vida mesmo. A família participa junto, o cardápio tem padrão único. Percebo com alegria também a adesão de colegas de trabalho e pacientes e isso me deixa feliz porque estou servindo de incentivo. E afirmo que é possível. Minha rotina é de triatleta, mas cada um escolhe seu esporte preferido e vai começando devagarinho. O importante é ter uma atividade física em sua rotina”, afirma o oncologista clínico. E é desta forma que Dr. Klayton Ribeiro faz com que os benefícios da atividade física se multipliquem e melhorem a vida dele e de todos à sua volta. 

  • Aniversário: junho 16, 1976
  • Naturalidade: Natal, Rio Grande do Norte
Hobby

O que me satisfaz é ser herói de mim mesmo, olhar para o espelho e ver o quanto consegui mudar.

Acordar de madrugada – geralmente às 4h15 – e aproveitar o horário do almoço para treinar não são nenhum sacrifício para Dr. Klayton. Pelo contrário, é um prazer que lhe garante bem-estar, disposição e felicidade. Trocar o jaleco pelo uniforme esportivo é tão corriqueiro para ele que já o faz com destreza. “Esporte e Medicina são muito importantes para mim. São duas atividades que se complementam, pois as duas me tornam realizado, não somente pelos muitos benefícios que a atividade física me proporciona nos aspectos da saúde, mas porque isso se reflete também na forma como vejo a vida e até como atendo meus pacientes”, afirma.

Motivação

“Esporte e Medicina são muito importantes para mim. São duas atividades que se complementam, pois as duas me tornam realizado”

Sonho

“Participar do dia da prova, com a minha família me esperando, torcendo em todos os momentos (…) me empolga, me traz uma energia muito boa.”

Somos um time repleto de pessoas fantasticas