Conheça o Programa de Relacionamento com o Corpo Clínico - Prorec -
New Novo Cadastro médico Venha para a familia HSD
Vital Lima CRM
Prorec

Conheça o Programa de Relacionamento com o Corpo Clínico – Prorec

Entenda sua rotina e desafios como médico

edição

#

Publicado há:
conhecendo

Conheça o Programa de Relacionamento com o Corpo Clínico – Prorec

O Hospital São Domingos, ao longo dos últimos 30 anos, vem evoluindo no jeito de cuidar da saúde no estado do Maranhão. E isso se refere também à prática médica. Para assegurar a qualidade e segurança da nossa assistência médica e garantir um maior envolvimento do corpo clínico com a instituição, criamos o Programa de Relacionamento com o Corpo Clínico (PROREC). Neste guia rápido, você ficará por dentro das principais informações sobre o programa e a importância dele para o seu dia a dia.

O QUE É O PROGRAMA DE RELACIONAMENTO COM O CORPO CLÍNICO?

O Programa de Relacionamento com o Corpo Clínico (PROREC) é uma forma de estruturar todas as interfaces do Hospital São Domingos com seu corpo clínico, deixando claro e estruturado para o médico como e com quem ele poderá contar para alinhar suas necessidades.

ENGAJAMENTO MÉDICO

O engajamento médico tem por objetivo identificar o grau de relacionamento e envolvimento institucional dos médicos dentro dos padrões e práticas de qualidade e segurança com foco nos objetivos do Planejamento Estratégico do HSD.

Todos os médicos com cadastro ativo na instituição têm seus dados atualizados, no mínimo uma vez ao ano. O processo de engajamento do corpo clínico envolve o Programa de Segmentação Médica e o Programa Feedback.

O Programa de Segmentação Médica, também chamado Programa de Engajamento do Corpo Clínico, foi proposto em 2019 com o objetivo de estreitar o relacionamento da instituição com o Corpo Clínico.

A Segmentação Médica será realizada anualmente e consistirá na valoração de um conjunto de variáveis agrupadas e unificadas em dois macro indicadores: Indicador de Valor e o Indicador de Prática Médica.

A pontuação final é calculada com a soma dos indicadores. Os médicos são classificados dentro de suas especialidades médicas principais, ou seja, são classificados e comparados com os seus pares.

INDICADORES

As variáveis que compõem os macros indicadores utilizados para o processo de Engajamento do Corpo Clínico estão direcionados para Valor e Prática Médica. São eles:

1 Indicador de Fidelidade

O engajamento da fidelidade do médico com a instituição é construído a partir das informações dos pacientes e seu médico titular/principal. Para este indicador são usados, por exemplo: número de cirurgias realizadas (exames/procedimentos/solicitações de procedimentos) realizados na Medicina Diagnóstica e Ambulatorial (MDA), tempo de cadastro em meses, atualização a cada 3 anos do cadastro, quantidade de meses de atendimento (incidência) e tempo desde a última passagem (recência de 12 meses).

2 Indicador de Interação institucional

A interação do médico com a instituição é construída a partir das seguintes informações, por exemplo: participação em fóruns de especialidades e número de participações voluntárias em programas da instituição.

3 Indicador de Ensino e Pesquisa

Pontuação no Programa HSD de Educação Médica Permanente (EMP), contribuição às atividades desenvolvidas pelo Instituto HSD Ensino e Pesquisa (IEP) em pesquisa, ensino e educação.

4 Indicador de Qualidade e Segurança

A adesão aos protocolos e rotinas institucionais, completude das informações preenchidas no prontuário do paciente, comportamento e relacionamento com paciente e equipe multiprofissional (engajamento feito pela equipe multiprofissional somada aos elogios e/ou queixas informadas via SAC e SAC-RH), e adesão às rotinas administrativas.

SEGMENTAÇÃO DO CORPO CLÍNICO

O PROREC, por meio da avaliação de um conjunto de indicadores, agrupa os médicos em três categorias, de acordo com seu grau de relacionamento com a instituição:

1. HSDPremium: médicos com maturidade de relacionamento com a instituição.

2. HSDAdvanced: médicos jovens, consolidados na carreira e em ascensão profissional.

3. HSDSpecial: são, em sua maioria, médicos em início de carreira, recentemente cadastrados e em início de relacionamento com a instituição.

PROGRAMA FEEDBACK

O Programa Feedback é conduzido pela Diretoria de Governança Clínica e seu time com a Qualidade Assistencial. Todos os médicos do Corpo Clínico do HSD receberão, anualmente, feedback por meio eletrônico ou presencial. A escolha do feedback presencial será realizada pelo CME, priorizando as especialidades estratégicas. O feedback será pautado nos indicadores do Programa de Relacionamento com o Corpo Clínico.

O QUE É O CME?

O Comitê Médico Executivo é órgão que visa garantir a prática da medicina com excelência, sempre orientado pela missão, visão e valores do HSD. O CME é constituído por lideranças médicas e representantes do corpo clínico, de forma paritária. As lideranças médicas representantes do corpo clínico são aquelas eleitas através do voto direto. Os assuntos que envolvem o Corpo Clínico são referendados para este comitê.

O QUE O PROREC OFERECE?




CENTRAL DE RELACIONAMENTO

Queremos ouvir você.

Envie suas dúvidas, críticas e sugestões para a nossa Central de Relacionamento.

Horário de Funcionamento: De segunda a quinta-feira: das 7h às 18h e sexta-feira 7h às 17h

Local: Hospital São Domingos (matriz), 5º andar

Contato: (98) 3216-8588

E-mail: relacionamentomedico@hospitalsaodomingos.com.br

  • Especialidade:
  • Tempo de atividade: 30 anos

Somos um time repleto de pessoas fantasticas