New Novo Cadastro médico Venha para a familia HSD
Vital Lima CRM

Por causa da pandemia, oncologistas realizam reuniões virtuais para debater casos

Publicado há:

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, os pacientes oncológicos precisam de acompanhamento médico e dar continuidade aos seus tratamentos. Por isto, para manter as reuniões semanais em que são discutidos e definidos o melhor cuidado e o tratamento de pacientes com casos complexos de câncer, o Hospital São Domingos está realizando o Fórum de Especialidade da Oncologia, o Tumor Board, de forma on-line.

Para segurança do corpo clínico, agora, o encontro acontece via videoconferência. Durante o encontro, oncologistas de várias especialidades e médicos de outras áreas, como  de imagem, discutem cada caso e definem o tratamento com base em condutas científicas, dando agilidade ao início e continuidade dos tratamentos e maior segurança e tranquilidade para os pacientes.

De acordo com o coordenador da Oncologia do Hospital São Domingos, Dr. Klayton Ribeiro, a melhor forma de tratamento do câncer sempre é decidida em equipe. “O tratamento é multimodal, envolve várias especialidades, sendo assim, a reunião clínica, que no cenário atual ocorre virtualmente, traz a oportunidade da decisão do melhor tratamento individualizado para cada caso de câncer, já que cada tipo tem uma apresentação individual e não há uma fórmula pronta para a escolha do tratamento”, afirma o oncologista clínico.    

Dr. Klayton Ribeiro diz ainda que a Oncologia avança muito ao conhecer o comportamento individual de cada tumor. “Todos as particularidades são discutidas na reunião, desde os minuciosos detalhes da biópsia e dos exames de imagem [PET CT, tomografia, ressonância, mamografia, etc] que norteiam a decisão de qual sequência de tratamento oncológico escolheremos para cada caso”, explica ele.

O tratamento

O médico pontua que o tratamento do câncer envolve cirurgia, radioterapia e o tratamento sistêmico (quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, iodoterapia entre outras formas de tratar ou proteger o corpo todo). 

O Tumor Board acontece todas as quintas-feiras, às 11h. No encontro virtual de quinta-feira, 30 de abril, o corpo médico discutiu e definiu as condutas para casos que fogem aos protocolos predefinidos de câncer de mama, colorretal, ovário, cabeça e pescoço e pulmão. 

As reuniões clínicas da Oncologia são multidisciplinares e contam com a participação de oncologistas das mais variadas especialidades, como clínicos, cirurgiões,  radioterapeutas, patologistas, radiologistas, mastologistas, onco-ortopedistas e outras. Após a apresentação de cada caso, os médicos discutem e definem as melhores condutas. 

Na avaliação de Dr. Klayton Ribeiro, esse tipo de escolha conjunta do tratamento traz benefícios tanto para os médicos quanto para os pacientes. “Temos maior rapidez, clareza e segurança nas escolhas e condução do tratamento e o paciente fica mais tranquilo ao saber que as condutas foram definidas por um corpo de médicos especializados”, completa o oncologista.